Educação no trânsito – Para a vida seguir o seu caminho
Quantas coisas podemos fazer num minuto? Certamente várias: Namorar, tomar um café, comemorar um gol, plantar uma árvore, abraçar nossos filhos, e também nos educar para o trânsito.
A Educação para o trânsito deve ser uma responsabilidade de todos, trazendo resultados positivos a partir de uma reflexão que nos possa levar a uma mudança de comportamento eficaz e bem intencionada, nos auxiliando a minimizar esse terrível problema que é a violência no trânsito.
A imprudência e a negligência nos levam a uma crise ética que se manifesta em agressões e violências no trânsito. Todavia, acidentes de trânsito não são fatos naturais ou obras do destino. Não precisam ocorrer e podem ser evitados. Basta deixarmos de lado à individualidade e darmos mais valor a coletividade.
Entretanto, sabemos que medidas simples, como compartilhar educadamente as vias públicas de forma coletiva, utilizar o cinto de segurança, não dirigir alcoolizado, usar o capacete adequadamente, verificar se o veículo está em bom estado de conservação, não fazer ultrapassagens perigosas, não transportar crianças no banco da frente, não exceder a velocidade, são contribuições saudáveis que nos proporcionarão melhor segurança a nossa vida.
Valores como respeito, gentileza, cooperação, colaboração, tolerância, solidariedade e amizade devem ser utilizados para termos um trânsito mais seguro e harmônico. Porém, infelizmente a situação se agrava com a constatação de que as pessoas em geral não identificam, nem avaliam e gerenciam os riscos no trânsito. Os acidentes quase sempre acontecem pela soma de diversos fatores, do risco no comportamento aos veículos inseguros e sem manutenção, além de problemas viários, que vão desde projetos deficientes, falhas na sinalização e conservação das vias.
Certamente, o desenvolvimento de um comportamento seguro por parte dos condutores pode ser difícil e demorado, mas possível. Deve ser considerada uma tarefa não apenas do poder público, mas um desafio compartilhado por toda a sociedade.
Trânsito seguro é um direito de todos. Mas não podemos esquecer que é uma responsabilidade de cada um. Atitudes educadas no trânsito certamente nos levarão a uma melhor qualidade de vida.
Não deixe de fazer a sua parte também.
Seja educado no trânsito.
Autor: ANACLETO-BASSO
Site: www.anacletobasso.com.br