A criança e o trânsito- o papel dos pais
As crianças, quando olham para o trânsito, vêem-no de modo diferente consoante a idade. Mas, quer sejam mais estouvadas ou mais calmas, ainda não têm noção do perigo.
Uma coisa é certa: as crianças não olham o trânsito como os adultos, e é a estes últimos que cabe ensinar-lhes como proceder, consoante o seu desenvolvimento e maturidade.
Vamos observar a forma como as crianças, nas diferentes idades, olham para o trânsito e informar os adultos sobre o papel que devem desempenhar no desenvolvimento de «sensores de trânsito» nas crianças.
Até aos 5 anos:
as crianças não têm a noção dos perigos que as rodeiam quando saem à rua. A sua única preocupação é brincar e, muitas vezes, é assim que interpretam os avisos dos pais: é mais uma brincadeira.
Desta forma, nunca devem estar sem vigilância ou sair à rua sozinhas.
Para uma criança, qualquer objeto que lhe chame a atenção, na sua imaginação, pode transformar-se numa brincadeira e levá-la a seguir um impulso que coloque a sua vida em perigo.
Mesmo que a criança seja sossegada e pouco "aventureira", ainda não é responsável pela sua segurança.
Conselhos aos pais e educadores:
- Chame a atenção da criança para a importância de andar sempre no passeio e para o perigo de andar na faixa de rodagem (explicar-lhe que a faixa de rodagem é para os veículos e não para os peões).
- Ande sempre com a criança pela mão e siga todas as regras de trânsito. O exemplo é sempre o mais importante!
- Vá explicando à criança qual é a maneira mais segura para atravessar a faixa de rodagem: usar a passadeira e seguir as regras básicas (parar no lancil do passeio; olhar para a esquerda, para a direita e novamente para a esquerda; quando a via está livre pode-se atravessar, mas sempre a olhar para a esquerda e para a direita).
- Ao atravessar, mostre à criança que a forma mais segura de o fazer é sempre perpendicularmente ao eixo da via e nunca em diagonal, uma vez que este processo nos deixa na faixa de rodagem durante mais tempo, expondo-nos mais ao perigo.
- Pela mesma razão, nunca se deve atravessar um cruzamento pelo centro, o melhor é contorná-lo, mesmo que o caminho se torne mais longo.
- Para que a criança não tenha tendência a descer do passeio, leve-a sempre pelo lado de dentro (a criança à sua direita e a faixa de rodagem à sua esquerda).
- É com esta idade que a criança aprende a maior parte do vocabulário usado pelos adultos. Assim, deve iniciar uma aprendizagem simples do vocabulário da segurança rodoviária.
- Por outro lado, deve ainda saber que o melhor sítio para brincar são locais seguros, longe do trânsito e escolhidos por um adulto.
Aos poucos a começará a imitar o comportamento do adulto, seguindo um padrão de comportamento semelhante.
Saiba mais acessando o site....Junior